Cofundador, CEO e presidente do Baidu, Robin Li participa da feira Viva Technology no Parc des Expositions Porte de Versailles em 22 de maio de 2024 em Paris, França. Viva Technology, a maior feira tecnológica da Europa mas também num formato digital único, para 4 dias de reconexão e relançamento graças à inovação. O evento reúne startups, CEOs, investidores, líderes tecnológicos e todos os players da transformação digital que estão moldando o futuro da Internet.
Chesnot | Imagens Getty
PARIS — Robin Li, CEO de uma das maiores empresas de tecnologia da China Baidudisse que a inteligência artificial que é mais inteligente do que os humanos está a mais de 10 anos de distância, mesmo com a previsão de Elon Musk de que ela surgirá muito em breve.
A inteligência artificial geral, ou AGI, está amplamente relacionada à IA que é tão ou mais inteligente que os humanos.
O chefe da Tesla, Musk, disse este ano que o AGI provavelmente estaria disponível em 2026. O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse em janeiro que o AGI poderia ser desenvolvido em um “futuro razoavelmente próximo”.
Li, cuja empresa Baidu é um dos principais players de IA da China, sinaliza que isso não é realista.
“Ainda faltam alguns anos para AGI. Hoje, muita gente fala sobre AGI, [and] eles estão dizendo… provavelmente faltam dois anos, provavelmente, você sabe, daqui a cinco anos. Eu penso [it] faltam mais de 10 anos”, disse Li durante uma palestra na quarta-feira na conferência VivaTech em Paris.
“Por definição, AGI significa que um computador ou IA pode ser tão inteligente quanto um direito humano? Ou às vezes… mais inteligente. Mas gostaríamos que uma IA fosse tão inteligente quanto [a] humano. E os modelos mais poderosos da atualidade estão longe disso. E como você atinge esse nível de inteligência? Nós não sabemos.”
Li pediu um ritmo mais rápido de desenvolvimento da IA.
“[My] O medo é que a tecnologia de IA não esteja melhorando rápido o suficiente. Todos estão chocados com a rapidez com que a tecnologia evoluiu nos últimos anos. Mas para mim ainda não é rápido o suficiente. É muito lento”, disse ele.
Crescimento da IA
O Baidu lançou no ano passado seu Chatbot estilo ChatGPT chamado Ernie, baseado no modelo de linguagem grande de mesmo nome da empresa.
Empresas chinesas, incluindo Baidu, Alibaba e Tencent estão investindo pesadamente em seus próprios modelos de IA, como seus homólogos dos EUA.
Li disse que há uma grande diferença entre o desenvolvimento da tecnologia nos EUA e na China. Nos EUA e na Europa, as empresas estão a concentrar-se em “criar o modelo de base mais poderoso e mais avançado”, segundo Li. Mas na China, ele observou que o foco está nas aplicações da tecnologia.
Apesar disso, o CEO do Baidu disse que não existe um “aplicativo matador” para IA no momento.
“Hoje, na era móvel, você tem aplicativos como Instagram, YouTube, TikTok. Os usuários ativos diariamente são da ordem de cerca de 100 milhões a um bilhão de usuários, certo? E para aplicativos nativos de IA, não Não vemos isso ainda. Não vemos isso nos EUA. Não vemos isso na China. Não vemos isso na Europa”, disse Li.
“Qual é a forma certa para aplicativos nativos de IA? Que tipo de… aplicativos nativos de IA serão capazes de atingir a marca de 100 milhões de usuários?”