John Paraskevas/Newsday RM via Getty Images
A inflação caiu ligeiramente em Maio, à medida que tendências positivas, como a redução dos preços da gasolina, foram contrabalançadas por outras, como os custos teimosamente elevados da habitação.
As tendências subjacentes sugerem que a luta contra a inflação continua a dar frutos, embora lentamente, disseram os economistas.
O índice de Preços ao Consumidor, um importante indicador de inflação, subiu 3,3% em maio em relação ao ano anterior, informou o Departamento do Trabalho dos EUA na quarta-feira. Isso representa uma queda em relação aos 3,4% de abril.
“Acho que este relatório reforça a narrativa desinflacionária, de que a inflação está quase de volta à garrafa”, disse Mark Zandi, economista-chefe da Moody’s Analytics.
Notícias ‘encorajadoras’ para taxas de juros
A leitura da inflação de abril caiu significativamente em relação ao pico de 9,1% da era pandémica em 2022, que foi o nível mais elevado desde 1981. No entanto, permanece acima da meta de longo prazo dos decisores políticos, cerca de 2%.
A Reserva Federal utiliza dados de inflação para orientar a sua política de taxas de juro. Os economistas esperam que o banco central mantenha os custos dos empréstimos inalterados – no máximo de cerca de duas décadas – na conclusão da sua última reunião de política monetária, na quarta-feira.
No entanto, o mais recente conjunto de dados sobre a inflação apoia a noção de um corte nas taxas de juro nos próximos meses, assumindo que a trajetória não muda, disseram os economistas.
“Ainda precisamos de mais alguns meses disto, mas os fundamentos são encorajadores”, escreveu Paul Ashworth, economista-chefe para a América do Norte da Capital Economics, numa nota na quarta-feira.
A inflação dos alimentos e da gasolina caiu
Embora os dados anuais sobre as tendências da inflação sejam úteis, os economistas geralmente recomendam olhar para os números mensais como um melhor guia dos movimentos de curto prazo e das tendências da inflação.
A leitura mensal manteve-se inalterada, em 0% em Maio, abaixo dos 0,3% em Abril e 0,4% em Março. (Para voltar à meta, os economistas dizem que a leitura mensal deve estar consistentemente na faixa de cerca de 0,2%.)
Esse movimento descendente foi “em grande parte impulsionado” pelos preços mais baixos da gasolina, disse Joe Seydl, economista sênior de mercados do JP Morgan Private Bank.
Os preços da gasolina nos EUA caíram 3,6% no mês de abril a maio, depois de terem aumentado em cada um dos três meses anteriores, segundo dados do IPC. (Os preços subiram cerca de 2% em relação ao ano passado.)
Consumidores pago um preço médio na bomba de cerca de 3,58 dólares por galão no final de Maio, de acordo com dados semanais publicados pela Administração de Informação de Energia dos EUA.
Eles continuaram a diminuir desde então: os preços médios eram de US$ 3,43 o galão em 10 de junho.
Também houve uma ampla retração nos preços dos alimentos.
A inflação mensal da “comida em casa” tem estado em 0% (ou mesmo negativa) nos últimos quatro meses, de acordo com dados do IPC.
“A inflação alimentar caiu drasticamente”, disse Olivia Cross, economista para a América do Norte da Capital Economics.
Isso se deve em grande parte à queda dos preços das commodities agrícolas, além de outros fatores, como o alívio das pressões no mercado de trabalho, disse ela.
A inflação imobiliária está caindo lentamente
Casas unifamiliares em um bairro residencial em San Marcos, Texas.
Jordan Vonderhaar/Bloomberg via Getty Images
Os economistas também gostam geralmente de considerar uma medida de inflação que exclua os preços da energia e dos alimentos, que podem ser voláteis, para determinar as tendências de inflação prevalecentes.
Essa leitura, conhecida como IPC “núcleo”, caiu para uma leitura mensal de 0,2% em maio (abaixo dos 0,3% em abril) e 3,4% em uma base anual (abaixo dos 3,6%).
Alguns componentes do IPC central continuam a ser pontos problemáticos. O principal deles é o imobiliário, que se manteve teimosamente elevado, dizem os economistas.
A inflação de abrigo foi de 5,4% ao ano em Maio, ligeiramente abaixo dos 5,5% em Abril.
Mais de Finanças Pessoais:
Por que é improvável um retorno de cinco dias ao cargo
Estes são os ‘custos ocultos’ da casa própria
Veja como a ‘economia’ pode prejudicar suas finanças
A inflação de habitação tem um impacto desproporcional nos números do IPC porque é, de longe, a maior despesa dos consumidores.
“Está caindo mais lentamente do que as pessoas esperavam”, disse Michael Pugliese, economista sênior da Wells Fargo Economics. “Ele se move em um ritmo glacial tanto para cima quanto para baixo.”
Preços para necessidades domésticas ‘não vão a lugar nenhum rapidamente’
Dito isto, a inflação imobiliária está a cair. Está abaixo de um pico acima de 8% em março de 2023.
Os economistas esperam que continue a diminuir dadas as tendências imobiliárias prevalecentes, mas dizem que provavelmente demorará algum tempo até que esse ciclo se concretize.
Por exemplo, os aluguéis de mercado para novos arrendamentos são estáveis e “não desaparecem há dois anos”, disse Zandi.
“Básico [household] necessidades básicas – comida, gasolina, aluguel – não levam a lugar nenhum rapidamente, e isso é realmente muito encorajador”, acrescentou Zandi.
Além da habitação, outras categorias com “aumentos notáveis” no último ano incluem seguros de veículos automóveis (aumento de 20,3%), cuidados médicos (+3,1%), recreação (+1,3%) e cuidados pessoais (+2,9%). de Estatísticas do Trabalho disse.
Enquanto isso, algumas categorias viram os preços recuarem. Em termos gerais, os preços dos bens físicos (excluindo produtos alimentares e energéticos) diminuíram 1,7% no ano passado, incluindo uma redução de 9,3% para automóveis e camiões usados; as tarifas aéreas também caíram, 5,9%.
A inflação dos serviços tem sido “mais lenta”
A inflação dos bens físicos disparou quando a economia dos EUA reabriu em 2021. A pandemia de Covid-19 perturbou as cadeias de abastecimento, enquanto os americanos gastaram mais nas suas casas e menos em serviços como refeições fora e entretenimento.
Agora, “o lado dos bens na história da inflação está praticamente de volta ao normal”, disse Pugliese. “Na verdade, é o lado dos serviços que está se movendo muito mais lentamente.”
Há muitas razões para isso, disseram os economistas.
Penso que este relatório reforça a narrativa desinflacionária, de que a inflação está quase de volta à garrafa.
Marco Zandi
economista-chefe da Moody’s Analytics
Por exemplo, um aumento nos preços dos automóveis novos e usados há alguns anos provavelmente está agora a alimentar a inflação elevada nos seguros e reparações de veículos automóveis, uma vez que geralmente custa mais segurar e reparar automóveis mais caros, disseram os economistas.
O sector dos serviços é também geralmente mais sensível às pressões inflacionistas no mercado de trabalho, como o forte crescimento salarial.
A procura recorde de trabalhadores, à medida que a economia da era pandémica reabriu, empurrou o crescimento salarial para o seu nível mais elevado em décadas; desde então, o mercado de trabalho arrefeceu e o crescimento dos salários diminuiu, embora permaneça acima do seu nível pré-pandemia.
Salário médio por hora para trabalhadores do setor privado cresceu a um ritmo anual de 4,1% em maio, abaixo de um pico próximo a 6% em março de 2022.
“Do ponto de vista da inflação salarial, ainda estamos muito elevados”, disse Seydl, do JP Morgan.
No entanto, os dados sugerem que os salários continuarão a esfriar a partir daqui, acrescentou.
banco pan cartão benefício
0800 banco pan
desbloquear cartão pan pelo whatsapp
valor da taxa de renovação de cnh manaus
quitação pan
empréstimo fgts com saldo de 100 reais
tem como antecipar o décimo terceiro no bradesco 2023
telefone do banco pan cartão
tem como antecipar o décimo terceiro no bradesco 2024
como funciona o consignado
ja foi liberado o empréstimo consignado do inss
margem siape 2023
inss rj telefone