O juiz da Suprema Corte Clarence Thomas (L) e o bilionário Harlan Crow.
Imagem Getty
O juiz da Suprema Corte, Clarence Thomas, omitiu pelo menos três viagens em jatos particulares oferecidas pelo megadoador republicano Harlan Crow de suas divulgações financeiras anuais, alegou um importante democrata do Senado na quinta-feira.
Essas viagens incluíram voos privados em 2017, 2019 e 2021 que Thomas não divulgou, de acordo com o presidente do Comitê Judiciário, Dick Durbin, de Illinois.
O gabinete de Durbin disse que obteve documentos que revelam as viagens como resultado do painel do Judiciário autorizando uma intimação para Crow em novembro como parte de uma investigação ética da Suprema Corte.
Os documentos revelaram um voo privado em 5 de maio de 2017, levando Thomas de St. Louis, Missouri, para Kalispell, Montana, e um voo de retorno para Dallas, Texas, em 9 de maio, informou o gabinete do senador em um comunicado à imprensa.
Os documentos de Crow também mostraram voos de ida e volta de Washington, DC, para Savannah, Geórgia, em 23 de março de 2019, e de e para DC para San Jose, Califórnia, em 29 de junho de 2021, disse o escritório de Durbin.
Porta-vozes de Thomas, Crow e da Suprema Corte não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da CNBC.
O presidente do Judiciário divulgou a informação menos de uma semana depois que Thomas alterou seu relatório de divulgação financeira de 2019 para incluir viagens a Bali, na Indonésia, e Monte Rio, na Califórnia, que ele havia aceitado de Crow naquele ano.
Thomas disse em sua última divulgação que essas duas viagens foram “omitidas inadvertidamente” na época.
ProPublica revelada pela primeira vez no ano passado, informando numa investigação bombástica que a viagem a Bali poderia ter ultrapassado os 500 mil dólares se a própria justiça conservadora pagasse por ela. A alteração de Thomas na divulgação da semana passada não diz quanto valeram as viagens.
O advogado de Thomas, Elliot Berke, disse em agosto de 2023 que o juiz seguiu corretamente as orientações judiciais então existentes que não exigiam que ele divulgasse o transporte.
As novas informações de Durbin também seguem uma análise recente do grupo de reforma judicial Fix the Court, que concluiu que Thomas aceitou presentes no valor de milhões de dólares durante o seu mandato de mais de três décadas no mais alto tribunal do país.
Esse número supera o valor combinado de todos os presentes recebidos pelos outros oito juízes atuais, mostrou a análise do Tribunal de Fix.
Durbin, em um comunicado na quinta-feira, disse que a investigação do Comitê Judiciário sobre a Suprema Corte “deixa absolutamente claro que a mais alta corte precisa de um código de conduta executável, porque seus membros continuam a optar por não cumprir o momento”.
O tribunal anunciou em Novembro um código de conduta destinado a reprimir qualquer “mal-entendido” de que os seus nove membros nomeados vitaliciamente se consideram desrespeitados de regras éticas.
Mas o documento, que aparentemente não tem medidas de aplicação, dificilmente acalmou o coro do tribunal, formado principalmente por críticos democratas. As suas queixas só aumentaram à medida que o tribunal, que tem uma maioria conservadora de 6-3, se prepara para proferir decisões importantes relacionadas com o ex-presidente Donald Trump.
Durbin, na declaração de quinta-feira, disse que enquanto o presidente do tribunal, John Roberts, se recusar a adotar um código de conduta aplicável, o comitê continuará a pressionar por legislação isso sobrecarregaria o tribunal com novas regras éticas e financeiras.
banco pan cartão benefício
0800 banco pan
desbloquear cartão pan pelo whatsapp
valor da taxa de renovação de cnh manaus
quitação pan
empréstimo fgts com saldo de 100 reais
tem como antecipar o décimo terceiro no bradesco 2023
telefone do banco pan cartão
tem como antecipar o décimo terceiro no bradesco 2024
como funciona o consignado
ja foi liberado o empréstimo consignado do inss
margem siape 2023
inss rj telefone