Este relatório é do boletim informativo “Inside India” da CNBC desta semana, que traz notícias oportunas e perspicazes e comentários de mercado sobre a potência emergente e as grandes empresas por trás de sua ascensão meteórica. Gostou do que está vendo? Você pode se inscrever aqui.
A grande história
As eleitoras fazem fila em uma seção eleitoral durante a sexta fase da votação para as eleições nacionais em Delhi, Índia, no sábado, 25 de maio de 2024.
Bloomberg | Bloomberg | Imagens Getty
A Índia contará seus vencedores e perdedores políticos nos próximos dias, após a conclusão da fase final da votação para as Eleições Gerais.
Separadamente, o mercado de ações também dará o seu veredicto quando os mercados abrirem na segunda-feira.
Embora a contagem dos votos só comece em 4 de junho, as pesquisas de boca de urna realizadas pelos meios de comunicação locais provavelmente chegarão logo após o término da votação, no sábado.
O nervosismo entre os investidores em relação aos resultados fez com que o índice India VIX, o chamado indicador do medo do mercado, disparasse mais de 135% desde os mínimos de Abril.
Os investidores estão preocupados com a possibilidade de o governo ser impedido de implementar grandes reformas económicas sem uma vitória substancial do BJP, no poder, do primeiro-ministro Narendra Modi.
Enquanto a coligação liderada pelo BJP ocupava quase 350 assentos – mais de 60% – no último Parlamento, a Índia foi às urnas com os mercados a esperar que os titulares conquistassem um recorde de 400 assentos.
Uma grande maioria permitiria que Modi promovesse alterações à Constituição e reformasse a aquisição de terras e as leis laborais, que os analistas dizem serem cruciais para acelerar o crescimento económico da Índia.
Os comerciantes empurraram o benchmark BONITO 50 índice atingiu o máximo histórico na semana passada, fechando acima de 22.967 pontos, esperando que os resultados eleitorais fossem os esperados.
“Com o índice a atingir novos máximos históricos, o mercado está cada vez mais a avaliar o risco de uma perda surpresa negativa para a coligação liderada pelo BJP”, afirmaram analistas do Bank of America numa recente nota de investigação.
Eles sugerem que o mercado de opções sobre ações espera que as ações subam ou desçam 4,5% no primeiro dia de negociação após o encerramento das urnas.
Isso também sugeriria que os relatos de baixa participação eleitoral e disputas acirradas em algumas áreas, preocupações que inicialmente impulsionaram o India VIX, foram postos de lado.
“Embora a conversa do BJP antes da eleição de garantir 400 assentos fosse provavelmente mais arrogância política do que um objetivo realista, ele entrou nas eleições com a maior maioria de partido único em quase 40 anos”, disse Bradley Saunders, economista assistente da Capital Economics. .
“Além do mais, o BJP teve um bom desempenho nas eleições estaduais no final do ano passado. Visto sob essa luz, o BJP terá de ter perdido muita boa vontade num curto espaço de tempo para não garantir outra maioria parlamentar. “
Numa nota aos clientes, Saunders apontou ainda dados da Comissão Eleitoral, que mostram que embora a participação seja inferior às eleições de 2014 e 2019, “está em linha com a média histórica”.
No entanto, alguns estrategistas de ações apontam que mesmo uma vitória esmagadora do BJP de Modi poderia potencialmente prejudicar o mercado de ações. Um caso clássico de “compre o boato, venda a notícia”.
“Vemos uma violação de curto prazo da meta bacana de 23 mil, mas uma reserva rápida de lucros a traz de volta abaixo desse nível”, disse o estrategista de Bernstein, Venugopal Garre.
“A continuidade do poder era conhecida pelos mercados accionistas, e é por isso que tivemos uma recuperação em Novembro/Dezembro do ano passado – jogar repetidamente sobre o mesmo tema leva a resultados absurdos para as avaliações – portanto, acreditamos que o foco irá eventualmente retornará ao macro, ao crescimento dos lucros e à razoabilidade das avaliações”, acrescentou Garre.
Precisa saber
As temperaturas atingem níveis recordes à medida que a onda de calor atinge o país. Uma onda de calor recorde atingiu Deli e áreas nas regiões noroeste e central do país, com temperaturas oscilando perto de 50 graus Celsius (122 graus Fahrenheit) durante a semana. A região de Delhi também registrou sua primeira morte do ano relacionada ao calor, informou a Reuters citando a mídia local.
S&P eleva a perspectiva do rating soberano da Índia para positiva. A agência de classificação de crédito disse que o rápido crescimento económico do país estava a ter um impacto construtivo no perfil da sua dívida. A Fitch Ratings também afirmou que os recentes dividendos de 25 mil milhões de dólares do banco central para o governo reduziriam o défice orçamental no próximo ano – um acontecimento positivo se o défice continuar a cair de forma sustentável.
Kolkata Knight Riders vencem o IPL. Nascer do sol em Hyderabad não tive chance na partida final no fim de semana. SRH perdeu 113 pontos nas primeiras entradas, o menor total de todos os tempos em um confronto pelo título do IPL. Os Cavaleiros perseguiram o alvo fácil com oito postigos de sobra.
O que aconteceu nos mercados?
As ações indianas caíram mais de 2% esta semana. A queda reverteu os ganhos da semana passada no Legal 50. O índice subiu 3,43% este ano.
O rendimento de referência das obrigações do governo indiano a 10 anos manteve-se relativamente estável, com um rendimento de 7% devido a uma redução do défice orçamental melhor do que o esperado.
Na CNBC TV esta semana, o veterano investidor de mercados emergentes Mark Mobius disse que uma vitória esmagadora do BJP o tornaria um “super, super touro” na Índia. Ele também citou os setores nos quais está mais otimista.
Entretanto, Gautam Chhaochharia, chefe de mercados globais para a Índia no UBS, disse que os investidores estrangeiros estão num “modo de esperar e observar” antes dos resultados das eleições na Índia, apesar dos fundamentos económicos parecerem “muito, muito fortes”.
O que vai acontecer na próxima semana?
A contagem dos votos começa na próxima semana, embora as pesquisas de saída apontem para prováveis vencedores no fim de semana. O banco central da Índia também deverá discutir as taxas de juros na próxima sexta-feira.