Uma vista aérea da fábrica Tesla Fremont em 24 de abril de 2024 em Fremont, Califórnia.
Justin Sullivan | Imagens Getty
Um incêndio começou às Teslafábrica de montagem de veículos em Fremont, Califórnia, na tarde de segunda-feira, de acordo com um comunicado do Corpo de Bombeiros de Fremont, publicado em rede social X.
Nenhum ferimento foi relatado entre funcionários e bombeiros presentes no local, disse o departamento.
Um número não revelado de bombeiros respondeu ao incêndio, que começou antes das 17h, nas instalações da Tesla em 45500 Fremont Boulevard. O incidente foi descrito como um incêndio em uma estrutura comercial com dois alarmes em um prédio de dois andares.
O incêndio aparentemente teve origem em um forno usado em operações de fabricação de veículos, disse o departamento, acrescentando que causa do incêndio estava “sob investigação” na noite de segunda-feira.
O incêndio foi “extinguido” em questão de horas, disse o departamento, e a equipe de combate a incêndio foi liberada do local por volta das 20h.
A fábrica de Fremont é a primeira instalação de fabricação de veículos elétricos em massa da Tesla. Foi a primeira a produzir os populares sedãs Modelo 3 da empresa e os veículos utilitários crossover Modelo Y, bem como seu sedã Modelo S de última geração e o Modelo X, um SUV com portas em forma de asa de falcão.
Em 17 de maio de 2024 Tesla celebrou um marco para sua fábrica em Fremont em conjunto com sua fábrica de baterias fora de Reno, Nevada, dizendo que ultrapassou a produção de 3 milhões de veículos.
O incêndio de segunda-feira ocorreu após amplas demissões na montadora liderada por Elon Musk. A Tesla cortou recentemente outros 601 empregos na Califórnia, incluindo 164 na fábrica de Fremont.
Entre os empregos cortados em Fremont nesta última onda de demissões estavam dois diretores de Saúde e Segurança Ambiental (EHS) e uma miríade de outros envolvidos em EHS, segurança, manutenção de equipamentos e serviços de emergência, de acordo com registros da empresa junto à Califórnia. Divisão de Desenvolvimento de Emprego.
A fábrica da Tesla em Fremont tem um histórico de incêndios. Por exemplo, vários incidentes de incêndio ocorreram na fábrica entre 2014 e 2018, incluindo uma mistura de incêndios interiores e exteriores apenas em 2018, com mais ainda em 2019 e 2021.
No passado, os incêndios na fábrica de Fremont exigiram, por vezes, uma pausa na produção.
A Tesla não respondeu a um pedido de mais informações na noite de segunda-feira.
Os reguladores ambientais locais, o Distrito de Gestão da Qualidade do Ar da Bay Area (BAAMQD), acusaram recentemente a Tesla de permitir “emissões ininterruptas” na fábrica de Fremont e disseram que a poluição tóxica do ar deveria ter sido evitada.
O BAAMQD está agora buscando um ordem de redução isso forçaria a Tesla a implementar mudanças nas operações de sua fábrica para evitar mais poluição.
Na noite de segunda-feira, o BAAMQD disse à CNBC por e-mail que estava “ciente do incêndio e avaliando” a situação no condado de Alameda.