A polícia confronta ativistas ambientais em uma floresta perto da fábrica de carros elétricos Tesla Gigafactory, perto de Gruenheide, Alemanha, em 10 de maio de 2024.
Alex Schmidt | Imagens Getty
Manifestantes climáticos irritados com os planos da Tesla de expandir sua Gigafábrica Berlim-Brandenburg, na Alemanha, tentaram invadir a fábrica na sexta-feira, de acordo com um comunicado da polícia local.
“Várias pessoas não autorizadas estão tentando entrar na fábrica da Tesla”, disse a polícia de Brandemburgo via X Friday. “Estamos no processo de prevenir isso.”
“A situação é dinâmica”, disse um porta-voz da polícia de Brandemburgo à CNBC na sexta-feira, acrescentando que houve vários bloqueios de estradas na área devido às manifestações.
Um porta-voz da Tesla não estava imediatamente disponível para comentar quando contatado pela CNBC.
Desde segunda-feira, um acampamento foi montado perto das instalações da Tesla em sua fábrica em Brandemburgo, com a participação aumentando desde quarta-feira e atingindo o pico em um feriado bancário alemão na quinta-feira, disse a polícia.
A polícia confronta ativistas ambientais em uma floresta perto da Gigafábrica alemã da Tesla, em 10 de maio de 2024.
Alex Schmidt | Imagens Getty
As reuniões de protesto foram planejadas para sexta-feira, uma estacionária perto das instalações da fábrica da Tesla e outra envolvendo uma procissão do campo, disse o porta-voz da polícia de Brandemburgo à CNBC.
No entanto, ocorreram perturbações, incluindo tentativas de violação das instalações da Tesla e bloqueios de estradas, levando a bloqueios de estradas, disse o porta-voz.
Os manifestantes também ocuparam um campo de aviação próximo, no município de Neuhardenberg, acendendo fogos de artifício e bloqueando estradas de acesso, segundo a polícia.
A polícia interveio, levando a múltiplas prisões e uso de força. A operação policial envolveu o apoio de estados vizinhos e forças nacionais, acrescentou o porta-voz.
A CNN informou na quarta-feira que a Tesla pediu a seus trabalhadores que ficassem em casa em vez de entrar na fábrica na sexta-feira devido a preocupações com os protestos em torno de sua fábrica em Brandemburgo.
André Thierig, diretor sênior de produção da fábrica da Tesla, confirmado via X na terça-feira que a fabricante de carros elétricos estava encerrando a produção na sexta-feira em uma “paralisação planejada de produção de um dia”.
A Tesla está buscando uma grande expansão para sua fábrica de baterias e montagem de automóveis em Brandemburgo, Alemanha, cerca de 50 quilômetros ao sul de Berlim.
Policiais guardam uma estrada de acesso ao campo de aviação de Neuhardenberg. Os veículos Tesla produzidos na fábrica de Grünheide são armazenados temporariamente no campo de aviação.
Patrick Pleul | Aliança de imagens | Imagens Getty
A expansão planejada da Tesla inclui projetos para um depósito de carga ferroviária e instalações de armazenamento que poderiam ajudá-la a evitar a dependência de outros fornecedores de logística e evitar pausas na produção devido à escassez de peças.
Os moradores locais votaram em fevereiro contra a autorização da expansão da fábrica. No entanto, a votação não foi vinculativa e a Tesla e as autoridades locais ainda pretendem avançar.
Os manifestantes climáticos expressaram preocupação com os planos de Tesla, que implicam o corte de aproximadamente 250 acres de floresta numa comunidade rural com menos de 8.000 residentes perto de uma área de conservação da natureza.
O CEO da Tesla, Elon Musk, já havia atacado os manifestantes que visavam a Gigafactory alemã da Tesla, dizendo no X em marçoeles são “ou os ecoterroristas mais idiotas da Terra ou são fantoches daqueles que não têm bons objetivos ambientais”.
– Lora Kolodny da CNBC contribuiu para este relatório