Ucrânia ‘retendo’ tropas russas perto de Bilohorivka
A Ucrânia disse na segunda-feira que os seus militares estão a “reter” as tropas russas perto de Bilohorivka, um assentamento rural no leste do país, que Moscovo reivindicado no início do dia para ter apreendido.
“As forças de defesa têm hoje contido há muito tempo o ataque do inimigo, que está tentando de alguma forma avançar na área de Bilohorivka”, disse o Estado-Maior de Kiev em uma postagem no Facebook traduzida pelo Google.
-Karen Gilchrist
Ministro das Relações Exteriores da China pede cooperação estreita com a Rússia
A China e a Rússia devem estabilizar a base da sua cooperação, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, após reunião na segunda-feira com o seu homólogo, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o diretor do Escritório da Comissão Central de Relações Exteriores da China, Wang Yi, entram em um salão durante uma reunião em Moscou, Rússia, em 22 de fevereiro de 2023.
Piscina | Reuters
Wang apelou a ambos os países para manterem a segurança e a estabilidade das áreas vizinhas, segundo a Reuters. O ministro falou no encontro com o seu homólogo na capital do Cazaquistão, Astana.
Os ministros também discutiram a situação no Médio Oriente, na Ucrânia e na península coreana, informou a Reuters.
– Barata de Abril
Putin da Rússia fala com presidente interino do Irã, diz Kremlin
O presidente russo, Vladimir Putin, conversou na segunda-feira com o presidente interino do Irã, Mohammed Mokhber, que anteriormente foi vice-presidente do país, o Kremlin disse em um comunicado.
“Ambos os lados enfatizarão o seu desejo mútuo de fortalecer ainda mais de forma consistente a interação russo-iraniana abrangente para o benefício dos povos dos dois países”, disse o Kremlin, de acordo com uma tradução do Google.
Na manhã de segunda-feira, a agência de notícias estatal russa Ria Novosti informou que o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse esperar que todos os acordos previamente feitos entre os dois países fossem cumpridos mesmo após a morte do presidente e do ministro das Relações Exteriores do Irã. Os dois morreram em um acidente de helicóptero no domingo.
-Sophie Kiderlin
A Rússia assume o controle de outro assentamento ucraniano e destrói drones sobre Belgorod, afirma seu Ministério da Defesa
Os restos de uma escola destruída, onde autoridades ucranianas dizem que 60 pessoas abrigadas em um porão morreram após um ataque militar russo na vila de Bilogorivka, região de Lugansk, leste da Ucrânia, são retratados em 13 de maio de 2022.
Yasuyoshi Chiba | AFP | Imagens Getty
O Ministério da Defesa da Rússia disse na segunda-feira que assumiu o controle de outro assentamento ucraniano, Bilohorivka, na região de Luhansk, de acordo com um documento traduzido pelo Google. publicar no Telegram.
Isso foi resultado de “atividades hostis” e permite que a Rússia assuma posições mais vantajosas, disse o ministério.
Separadamente, o ministério disse que os ataques da Ucrânia na região fronteiriça de Belgorod foram frustrados. Dois drones e um foguete foram destruídos pelos sistemas de defesa aérea russos, disse o ministério em outro Telegram traduzido pelo Google publicar.
Belgorod é uma região chave para ataques ucranianos e pelo menos 13 pessoas ficaram feridas na área após os ataques de domingo.
A CNBC não conseguiu verificar de forma independente os relatórios do campo de batalha.
-Sophie Kiderlin
Russo condenado a 25 anos por plano de incêndio criminoso em escritório militar
Um tribunal na Sibéria condenou um homem local a 25 anos de prisão na segunda-feira por uma série de crimes, incluindo traição e tentativa de incêndio criminoso em um escritório de recrutamento militar, disse uma associação de advogados russos.
Os promotores de um tribunal militar em Novosibirsk acusaram Ilya Baburin de tentar incendiar o escritório de alistamento com um coquetel molotov a pedido de uma pessoa não identificada da Ucrânia.
O tribunal também o considerou culpado de atear fogo a uma escola de música local, o que foi classificado como um ato terrorista.
Baburin, identificado na mídia independente russa como especialista em TI, tem 24 anos.
A associação jurídica Pervy Otdel (Primeiro Departamento) citou o seu advogado dizendo que não havia provas do envolvimento de Baburin nos incidentes, nos quais não foram relatadas vítimas.
-Reuters
A Ucrânia ainda controla mais da metade da região de Vovchansk, diz autoridade regional
Policiais inspecionam um bairro para evacuação de civis em um vilarejo próximo à cidade de Vovchansk enquanto a ofensiva militar russa avança no norte da região de Kharkiv, Oblast de Kharkiv, Ucrânia, 19 de maio de 2024. (Foto de Narciso Contreras/Anadolu via Getty Images)
Narciso Contreras | Anadolú | Imagens Getty
A Ucrânia ainda detém cerca de 60% da cidade em apuros de Vovchansk, na região de Kharkiv, disse o vice-governador Roman Semenukha à televisão nacional ucraniana na segunda-feira, informou a Reuters.
“O inimigo continua a tentar, especialmente dentro de Vovchansk, expulsar as Forças Armadas Ucranianas da cidade”, disse ele, observando que os ataques da Rússia não param.
A CNBC não pôde verificar de forma independente os desenvolvimentos no terreno.
Vovchansk tornou-se um ponto quente de combate e uma cidade fortemente contestada nas últimas semanas, desde que a Rússia lançou uma nova ofensiva na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia forneceram por vezes informações contraditórias sobre a situação no terreno, incluindo sobre ganhos e perdas territoriais.
-Sophie Kiderlin
Raisi, do Irã, fez contribuições “inestimáveis” às relações Rússia-Irã, diz Putin
Pessoas levam flores à embaixada iraniana para prestar homenagem ao presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e ao ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, em Moscou, em 20 de maio de 2024.
Alexandre Nemenov | AFP | Imagens Getty
O presidente russo, Vladimir Putin, disse na segunda-feira que o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez contribuições “inestimáveis” para o relacionamento entre a Rússia e o Irã, ao expressar condolências pela morte de Raisi.
“Como verdadeiro amigo da Rússia, ele deu uma contribuição pessoal inestimável para o desenvolvimento de boas relações de vizinhança entre os nossos países e fez grandes esforços para levá-los ao nível de parceria estratégica”, disse Putin num texto traduzido pelo Google. mensagem ao líder supremo iraniano, aiatolá Khamenei, que foi publicado no site do Kremlin.
“Guardarei para sempre a melhor memória deste homem maravilhoso”, disse Putin, acrescentando que o acidente de helicóptero que levou à morte de Raisi e do ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amirabdollahian, foi uma “enorme tragédia”.
Seus comentários vieram depois Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov na segunda-feira, disse que as autoridades iranianas falecidas seriam sempre consideradas “verdadeiros amigos”.
-Sophie Kiderlin
Refinaria de petróleo russa danificada após ataque de fim de semana na Ucrânia, relata mídia estatal
A refinaria de petróleo russa de Slavyansk foi danificada por um ataque de drone vindo da Ucrânia no fim de semana, informou a agência de notícias estatal russa Tass na segunda-feira.
“Há danos. Sua escala e tamanho serão determinados”, disse Eduard Trudnev, oficial de segurança da refinaria, à Tass, de acordo com uma tradução do Google. Acrescentou que as vulnerabilidades da refinaria foram estabelecidas e estão em processo de resolução.
A refinaria suspendeu as operações e uma avaliação dos danos estava sendo realizada após o ataque, informou anteriormente a Tass.
Roman Sinyagovsky, chefe do distrito de Slavyansky, disse no domingo que seis drones caíram no terreno da refinaria de petróleo, de acordo com um telegrama traduzido pelo Google. publicar. Nenhuma vítima foi relatada inicialmente, disse ele.
A CNBC não pôde verificar de forma independente os desenvolvimentos no terreno.
-Sophie Kiderlin
Rússia envia condolências ao Irã após a morte de “verdadeiros amigos”
A Rússia enviou suas condolências ao aliado Irã depois que foi confirmado que o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, morreram em um acidente de helicóptero no domingo.
As pessoas levam flores à embaixada iraniana para prestar homenagem ao presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e ao ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, em Moscou, em 20 de maio de 2024.
Alexandre Nemenov | AFP | Imagens Getty
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que os ministros “sempre foram conhecidos na Rússia como verdadeiros amigos”.
“A Federação Russa expressa sinceramente as suas condolências às famílias e amigos dos mortos no acidente de avião e a todo o povo iraniano amigo”, disse Lavrov, informou a agência de notícias estatal Tass.
A aliança entre a Rússia e o Irão aprofundou-se desde a invasão da Ucrânia em Fevereiro de 2022, com Teerã acusado de fornecer a Moscou milhares de drones de ataque unidirecional, mísseis e projéteis de artilharia para uso contra a Ucrânia. O Irã nega fornecer armas à Rússia.
– Holly Ellyatt
Alarmes de ataque aéreo soam novamente em Belgorod depois que ataques ferem 13
Houve vários alarmes de ataque aéreo na região russa de Belgorod na manhã de segunda-feira, com o governador regional alertando os residentes para procurarem abrigo.
Anteriormente, o Governador Regional Vyacheslav Gladkov disse no Telegram que a cidade de Shebekino foi atacada por um drone ucraniano. Nenhum civil ficou ferido, mas dois prédios de apartamentos foram danificados.
O último ataque, que não foi confirmado pela Ucrânia, ocorre um dia depois de várias cidades da região fronteiriça de Belgorod terem sido alvo de ataques no domingo, deixando 13 feridos.
Belgorod tornou-se um ponto focal para ataques ucranianos nas regiões fronteiriças da Rússia; A Rússia diz que uma das principais razões pelas quais lançou uma nova ofensiva em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia (e adjacente a Belgorod), é criar uma “zona tampão” para proteger as suas regiões fronteiriças.
Autoridades russas na região de Belgorod, Rússia, em 15 de fevereiro de 2024.
Anadolú | Anadolú | Imagens Getty
Gladkov disse que as forças ucranianas atacaram Shebekino com lançamentos múltiplos de foguetes no domingo, ferindo 11 pessoas, incluindo três crianças, e danificando prédios de apartamentos e carros na cidade. A leste da cidade, a aldeia de Rzhevka também foi bombardeada, disse ele, ferindo duas pessoas e danificando uma casa.
A CNBC não conseguiu verificar os relatórios e a Ucrânia não comentou os ataques; isso raramente acontece quando se trata de ataques em território russo. Tanto a Rússia como a Ucrânia dizem que não têm como alvo civis ou infra-estruturas civis.
– Holly Ellyatt
Dia de luto declarado em Kharkiv após 11 mortos em onda de ataques russos
Um dia de luto foi declarado na região nordeste de Kharkiv na segunda-feira, depois que um popular local de lazer e várias aldeias foram bombardeados pelas forças russas no domingo, deixando 11 civis mortos e outros feridos.
“20 de maio é o Dia de Luto na região de Kharkiv”, disse Oleh Syniehubov, chefe da administração estatal regional de Kharkiv, no Telegram na noite de domingo, após uma série de ataques separados.
“Como resultado do bombardeio das aldeias de Kivsharivka, Novoosynove [in the Kupiansk district] e a comunidade Malodanyliv [on the outskirts of Kharkiv city], os ocupantes tiraram a vida de 11 pessoas. Entre os mortos está uma mulher grávida”, disse ele.
Kharkiv tornou-se o principal alvo dos ataques russos desde que as suas forças lançaram uma nova ofensiva na região fronteiriça em 10 de maio.
Um local de recreação à beira do lago em Cherkasska Lozova, nos arredores da cidade de Kharkiv, também estava entre as áreas atacadas no domingo, deixando pelo menos cinco mortos e 16 feridos, disse Syniehubov, entre eles dois trabalhadores da ambulância.
Policiais trabalham no local de um ataque com mísseis russos após um ataque ao centro recreativo da família Berig em Cherkasska Lozova, região de Kharkiv, Ucrânia, em 19 de maio de 2024. O incidente deixou pelo menos cinco mortos e 15 feridos. Entre os mortos estava uma mulher grávida de sete meses.
Anadolú | Anadolú | Imagens Getty
Ele acusou a Rússia de realizar um ataque de “duplo toque”, no qual um ataque inicial é seguido por um segundo, a fim de matar membros dos serviços de emergência presentes no local. A Rússia diz que não tem como alvo civis. Num ataque separado, uma pessoa foi morta num bombardeamento russo em Vovchansk, uma cidade fronteiriça que se acredita que as forças russas ocupam parcialmente.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, pediu aos aliados ocidentais do país que lhe fornecessem sistemas de defesa aérea adicionais para proteger Kharkiv.
Comentando no Telegram Sunday, Zelenskyy disse que “o mundo pode deter o terror russo – e para isso a falta de vontade política dos líderes deve ser superada. [missile defense systems] mudará fundamentalmente a situação de Kharkiv.”
—ï¸ Holly Ellyatt