O juiz associado da Suprema Corte dos Estados Unidos, Samuel Alito, posa para um retrato oficial na Sala de Conferências Leste do prédio da Suprema Corte em 7 de outubro de 2022 em Washington, DC.
Alex Wong | Imagens Getty
O juiz da Suprema Corte, Samuel Alito, vendeu ações da gigante da cerveja Anheuser-Busch InBev enquanto os conservadores estavam abandonando a cervejaria Bud Light por causa de sua parceria com um influenciador transgênero de mídia social.
No mesmo dia em que Alito vendeu a Anheuser-Busch, ele comprou a mesma quantidade de ações da Molson Coorsuma empresa com histórico de enfrentamento boicotes políticos por si só, mostra o processo.
As transacções geraram novas acusações de que Alito, um dos seis conservadores do tribunal superior, está a envolver-se ou a alinhar-se com política partidária, apesar de um código de conduta recentemente adoptado que orienta os juízes a “absterem-se de actividade política”.
Alito vendeu entre US$ 1.000 e US$ 15.000 em ações da AB InBev em 14 de agosto de 2023, de acordo com um documento de divulgação financeira para a justiça que recentemente se tornou visível por meio de um processo judicial federal. base de dados.
Um relatório periódico de transações para o juiz da Suprema Corte, Samuel Alito.
Cortesia: Tribunais dos Estados Unidos
A Suprema Corte não respondeu imediatamente ao pedido da CNBC para comentar o relatório de transação de Alito ou o momento de sua atividade com ações.
No momento da venda das ações de Alito, a Anheuser-Busch ainda estava lutando com uma campanha de um mês para boicotar a Bud Light depois que a empresa fez parceria com o influenciador transgênero Dylan Mulvaney em uma campanha de mídia social em abril de 2023.
A parceria colocou a maior cervejaria do mundo no centro de uma luta mais ampla pelos direitos e aceitação dos transgêneros nos EUA – e provocou uma reação negativa tanto dos conservadores quanto dos apoiadores de Mulvaney, que teria sido perseguido e alvo de ameaças de morte em meio à polêmica.
Em maio de 2023, a Modelo substituiu a Bud Light como a cerveja mais vendida nos EUA. Dados daquela época mostraram que as vendas da Bud Light caíram quase 25% ano após ano.
No entanto, a AB InBev reportou lucro melhor do que o esperado no segundo trimestre de 2023 e, em maio, parece ter saído praticamente ilesa dos esforços de boicote.
A mudança de Alito para Coors também é digno de nota à luz do histórico da empresa de enfrentar boicotes de mexicanos-americanos, negros e da comunidade LGBTQ em relação às práticas no local de trabalho.
As atividades de investimento de Alito vieram à tona quando o juiz associado enfrenta uma onda de críticas por um Reportagem do New York Times que uma bandeira dos EUA invertida – um símbolo usado por apoiadores da conspiração pró-Trump “Stop the Steal” – foi hasteada em sua casa nos dias após o motim de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA .
Alito negou qualquer envolvimento na inversão da bandeira. Ele disse ao Times que sua esposa, Martha-Ann Alito, “brevemente” o fez “em resposta ao uso de linguagem questionável e pessoalmente insultuosa por um vizinho em placas de quintal”.
Mas essa declaração não acalmou os críticos de Alito, alguns dos quais exigem agora que ele explique o momento da venda da Anheuser-Busch.
“Esta venda, dado o momento e muito semelhante a uma bandeira invertida, pode ser interpretada como uma declaração política”, disse Gabe Roth, diretor executivo do grupo de vigilância judicial sem fins lucrativos Fix the Court, num e-mail à CNBC.
“Acredito que os juízes do Supremo Tribunal devem abster-se de fazer declarações políticas – mesmo que indiretas ou mesmo que a sua esposa ou corretor possam ter feito nas suas propriedades ou nas suas contas de corretagem, respetivamente”, disse Roth.
Roth observou que as empresas de cerveja em questão não têm nenhum negócio pendente perante a Suprema Corte que ele possa imaginar.
Mas se Alito ou o seu corretor estavam realmente a reagir ao boicote à Bud Light ou à guerra cultural circundante, disse Roth, então a venda de ações “fala mais sobre a entrada da justiça nos meios de comunicação e onde isso o coloca no espectro político”.
“Se a venda foi uma resposta à controvérsia da Bud Light no ano passado, ele poderia ter um problema de aparência de preconceito quando se trata de futuros processos judiciais relacionados aos direitos trans”, disse Roth.
O aviso de transação foi um dos vários publicados nos Relatórios de Divulgação Financeira Judicial Federal. base de dados na semana passada e depois removido sem explicação. Roth disse que seu desaparecimento foi “possivelmente devido à novidade do sistema”. Os relatórios ressurgiram no banco de dados na manhã de segunda-feira.
Os registros foram relatados pela primeira vez na segunda-feira pelo blog jurídico Law Dork.
O tribunal deve decidir em breve se o ex-presidente Donald Trump ganhará imunidade presidencial de acusações criminais relacionadas aos seus esforços para reverter sua derrota para o presidente Joe Biden nas eleições de 2020.
O tribunal, que tem uma maioria conservadora de seis contra três depois de Trump ter nomeado três juízes, não deverá conceder a ampla reivindicação de imunidade de Trump de que um ex-presidente não pode ser acusado por quaisquer atos oficiais que pratique no cargo. Mas os juízes, nas alegações orais de Abril, pareciam céticos em relação a partes do caso dos procuradores federais contra Trump.