A campanha de Biden não perdeu tempo em criticar o ex-presidente Donald Trump e fazer um apelo por doações de campanha, minutos após o veredicto de culpa no julgamento de Trump em Nova York.
“Hoje em Nova York, vimos que ninguém está acima da lei”, Campanha Biden disse o porta-voz Michael Tyler em um comunicado na noite de quinta-feira. “Ainda só há uma maneira de manter Donald Trump fora do Salão Oval: nas urnas”.
“Um segundo mandato de Trump significa caos, destruindo as liberdades dos americanos e fomentando a violência política – e o povo americano irá rejeitá-lo em novembro”, acrescentou Tyler.
O esforço de reeleição do presidente Joe Biden ecoou essa declaração em mídia socialcom um link para a página de doações do titular democrata.
A campanha dobrou a aposta na arrecadação de fundos em uma mensagem de texto aos eleitores, pedindo doações de US$ 20: “Se você estava esperando o momento perfeito para fazer sua primeira doação para a campanha de reeleição de Joe Biden, estamos aqui para lhe contar hoje é o dia.”
Em contraste, o porta-voz do Gabinete do Conselho da Casa Branca, Ian Sams, foi relativamente calado, dizendo apenas: “Respeitamos o Estado de direito e não temos comentários adicionais”.
Trump se tornou na quinta-feira o primeiro ex-presidente a ser condenado por crimes depois que um júri de 12 pessoas o considerou culpado de todas as 34 acusações de falsificação de registros comerciais em seu julgamento em Nova York.
A reação da campanha de Biden marca um ponto crucial para a ofensa da equipe de reeleição do presidente e quebra o silêncio de semanas do presidente Joe Biden, enquanto o julgamento silencioso se desenrolava e a possibilidade de absolvição ainda existia.
O presidente Joe Biden usa óculos escuros que lhe foram dados por apoiadores depois de falar sobre o PACT Act, que amplia a cobertura para veteranos expostos a substâncias tóxicas, no Westwood Park YMCA em Nashua, New Hampshire, em 21 de maio de 2024.
Mandel Ngan | AFP | Imagens Getty
Os ataques da campanha amplificaram um coro de críticas democratas por parte de legisladores em todo o Capitólio.
“Apesar dos seus esforços para distrair, atrasar e negar – a justiça chegou para Donald Trump da mesma forma”, disse o deputado. Adam SchiffD-Ca., disse em um post no X.
O promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, um democrata cujo gabinete processou o caso, deu a volta da vitória em uma entrevista coletiva em Manhattan com o resto de sua equipe jurídica após o veredicto.
“Hoje temos a voz mais importante de todas, e essa é a voz dos jurados. Eles falaram. Donald J. Trump foi condenado por 34 acusações de falsificação de registros comerciais”, disse ele.
Em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de Trump cumprir pena de prisão, Bragg apontou para a sentença de Trump em 11 de julho: “Falaremos no tribunal nessa altura”.
Enquanto isso, Trump denunciou o julgamento como “fraudado” e uma “caça às bruxas” que ele falsamente alegou ter sido ordenado pelo presidente Joe Biden.