Olaf Scholz, chanceler alemão, discursa durante o último comício do SPD antes das eleições europeias de 2024 na praça Koenig Heinrich em Duisburg, Alemanha, em 8 de junho de 2024.
Ying Tang | Nurfoto | Imagens Getty
A pressão sobre o chanceler alemão, Olaf Scholz, está a aumentar depois de a extrema-direita AfD ter obtido ganhos substanciais nas eleições para a União Europeia no domingo, apesar de uma série de escândalos.
A AfD obteve 15,9% dos votos, de acordo com resultados preliminaresderrotando o SPD (social-democratas) de Scholz e os seus dois parceiros de coligação no actual governo alemão, os Verdes e o FDP (democratas livres).
O SPD perdeu apoio nas eleições de 2019, conquistando apenas 13,9% dos últimos votos. O apoio do Partido Verde enfraqueceu drasticamente, de 20,5% em 2019 para 11,9% em 2024, enquanto o FDP registou apenas um ligeiro declínio, garantindo 5,2% dos votos na última sondagem.
Entretanto, os ganhos incrementais transformaram a oposição alemã, a CDU (democratas-cristãos), no partido mais forte, com 23,7% de apoio.
Os resultados representam o mais recente golpe para o governo de Scholz, que tem enfrentado uma série de crises, desde uma economia em dificuldades até questões orçamentais e preocupações sobre a popularidade da extrema-direita. A nível nacional, a AfD ficou em último lugar, à frente do SPD e em segundo lugar geral, de acordo com um importante relatório. sondagem eleitoral geral.
Sucesso da AfD apesar dos escândalos
O sucesso da AfD surge apesar do aumento das tensões dentro e em torno do partido nas últimas semanas e meses. No mês passado, foi expulso da aliança de direita Identidade e Democracia (ID) no parlamento da UE, que inclui o Rassemblement National da França.
Isto aconteceu depois de Maximilian Krah, o principal candidato da AfD ao Parlamento Europeu, ter sido citado como tendo dito que nem todos os membros da unidade SS do regime nazi alemão eram criminosos. No início deste ano, um dos funcionários de Krah que trabalhava no Parlamento Europeu foi preso por alegadamente espionando o parlamento para a China.
O segundo na linha de sucessão da AfD no Parlamento Europeu, Petr Bystron, enfrentou acusações de suborno e lavagem de dinheiro, que estavam ligadas à Rússia.
Tanto Krah como Bystron foram impedidos de fazer campanha para as eleições da UE pelo seu partido.
O que vem por aí para Scholz?
“O resultado mostra a fraqueza da coligação governante”, disse Marcel Fratzscher, presidente do Instituto Alemão de Investigação Económica, à CNBC na segunda-feira. “Isso desestabiliza a coalizão que já é muito instável”.
Mas parece improvável que Scholz siga os passos do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e apele a uma eleições antecipadas graças ao sucesso da extrema direita.
“Nenhum dos três partidos da atual coalizão tem nada a ganhar com eleições antecipadas. Esperemos que a coalizão continue firme mesmo depois de prováveis reveses nas eleições regionais de setembro”, disse Holger Schmieding, economista-chefe da Berenberg, na noite de domingo.
numero do banco bmg
lojas help whatsapp
emprestimo no cartao de credito simulação
qual a taxa de juros para emprestimo consignado
empréstimos funcionários públicos
banco bmg curitiba
empréstimo consignado taxa
valores emprestimo consignado
como fazer empréstimo pelo inss
empréstimo consignado taxa de juros
telefone do banco bmg central