A unidade de computação da Amazon, AWS, está em negociações com a Itália para investir bilhões de euros na expansão de seus negócios de data center no país, como parte do esforço da gigante tecnológica para aumentar sua oferta de nuvem na Europa, disseram quatro pessoas familiarizadas com o assunto.
Cesc Maymo | Notícias da Getty Images | Imagens Getty
AmazonasA unidade de computação AWS está em negociações com a Itália para investir bilhões de euros na expansão de seus negócios de data center no país, como parte do esforço da gigante tecnológica para aumentar sua oferta de nuvem na Europa, disseram quatro pessoas familiarizadas com o assunto.
As discussões entre as partes sobre o tamanho e a localização do investimento estão em andamento, segundo as fontes, com uma delas dizendo que a Amazon Web Service está considerando expandir seu site atual em Milão ou construir um novo.
Tanto a AWS quanto um porta-voz do departamento de transição digital do gabinete se recusaram a comentar. Um porta-voz do Ministério da Indústria italiano não estava imediatamente disponível para comentar.
A AWS lançou sua primeira região de nuvem na Itália em 2020, como parte de um plano para investir 2 bilhões de euros (US$ 2,2 bilhões) até 2029.
Conta montadora de luxo Ferrarie a seguradora Assicurazioni Generali entre seus clientes no país, mostrou seu site.
AWS tem recentemente reveladoum investimento de 15,7 mil milhões de euros em centros de dados na região nordeste de Aragão, em Espanha, substituindo um plano anterior de 10 anos anunciado em 2021, quando a empresa destinou 2,5 mil milhões de euros para o país.
De acordo com uma das fontes, o investimento da AWS em Itália seria da ordem dos milhares de milhões, mas poderá não atingir a escala dos seus planos para Espanha. Um anúncio não é iminente.
Em um Alemanhaa AWS planeja investir 7,8 bilhões de euros até 2040.
A AWS também está construindo infraestrutura para fornecer serviços em nuvem para clientes de telecomunicações, que exigem vastos recursos.
Conquistou seu primeiro cliente no início deste mês, quando a Telefonica Deutschland anunciou planos para mover 1 milhão de clientes para a nuvem AWS.
A AWS anunciou no ano passado planos para armazenar dados em servidores localizados na União Europeia para proteger a privacidade dos dados para governos e clientes em setores altamente regulamentados.
Analistas e executivos dizemMuitos grandes clientes empresariais começaram a gastar novamente em computação em nuvem depois de uma pausa no ano passado, à medida que o interesse na inteligência artificial impulsiona uma recuperação do crescimento no mercado de infraestruturas em nuvem, avaliado em 270 mil milhões de dólares.
Alfabetoque fechou um acordo histórico em 2020 para fornecer serviços em nuvem ao maior banco da Itália Intesa Sanpaoloinvestiu mil milhões de euros na Itália para estabelecer os doisregiões de nuvem nas quais o Intesa confia.
Microsofthá um ano disse que estava lançando sua primeira região de nuvem na Itália como parte de um plano de investimento de US$ 1,5 bilhão anunciado em 2020.