NOVA DELHI, ÍNDIA – 29 DE MAIO: Residentes da Colônia JJ Cluster Vivekanand em Chanakyapuri enchem água de um caminhão-tanque na manhã de 29 de maio de 2024 em Nova Delhi, Índia. (Foto de Vipin Kumar/Hindustan Times via Getty Images)
Vipin Kumar | Tempos do Hindustão | Imagens Getty
Uma onda de calor recorde atingiu a capital da Índia, Delhi, e áreas nas regiões noroeste e central do país, com temperaturas próximas dos máximos históricos ao longo da semana.
As temperaturas oscilaram perto de 50 graus Celsius (122 graus Fahrenheit) em Delhi, de acordo com o Departamento Meteorológico Indiano. Algumas estações meteorológicas locais relataram máximas de 49,9 graus Celsius na terça-feira, acima do recorde anterior de temperatura de Delhi de 49,2 graus, registrado em maio de 2022.
Um novo máximo histórico de 52,9 graus foi registrado na quarta-feira – no entanto, o Departamento Meteorológico da Índia disse que esta leitura era atípica e poderia ser devido a um erro do sensor e estava sendo investigado.
Outras estações meteorológicas em Delhi mediram temperaturas na quarta-feira variando de 45,2 a 49,1 graus Celsius. A área de Narela esfriou até 1,5 grau a partir de terça-feira, enquanto as temperaturas em muitos outros locais subiram ainda mais.
No início desta semana, a Índia registou a primeira morte do ano relacionada com o calor, informou a Reuters citando a imprensa local, acrescentando que o homem em questão era um trabalhador que morreu de insolação.
A mídia estatal informou na quarta-feira que as autoridades locais em Delhi ordenaram que os trabalhadores da construção fossem afastados durante a tarde. Água potável deveria estar disponível nos pontos de ônibus e as estradas deveriam ser resfriadas com sprinklers, acrescentaram as autoridades.
Trabalhadores empilham blocos de gelo em um mercado em um dia quente de verão em Nova Délhi, em 30 de maio de 2024, em meio a uma onda de calor contínua.
Dinheiro Sharma | Afp | Imagens Getty
Os moradores têm tentado desesperadamente se proteger do calor e obter algum alívio. A procura de energia em Deli atingiu um máximo histórico, informou a imprensa estatal, e as imagens mostram trabalhadores manuseando blocos de gelo e moradores locais tentando obter acesso à água.
As autoridades restringiram o acesso à água, dizendo que certas partes de Deli só receberiam água uma vez por dia, em vez de duas, uma vez que o abastecimento está escasso. O racionamento visa permitir o redirecionamento de recursos para áreas que têm pouco ou nenhum acesso à água, disse o ministro Atishi Marlena Singh no início da semana, segundo a mídia estatal.
A onda de calor e a falta de abastecimento habitual de água do estado de Haryana, no norte da Índia, para Deli foram os culpados pela escassez de abastecimento da capital, acrescentou Singh.
Moradores coletam água de um caminhão-tanque durante altas temperaturas em Nova Delhi, Índia, na quinta-feira, 30 de maio de 2024.
Prakash Singh | Bloomberg | Imagens Getty
Equipes criadas pelo governo local de Delhi começariam na quinta-feira a monitorar o desperdício de água e a multar aqueles que violassem as regras atuais, informou a mídia estatal.
As temperaturas devem diminuir nos próximos dias, diz o Departamento Meteorológico da Índia disse Quarta-feira.
“Choveu em muitos lugares em Delhi à tarde, resultando em uma queda ainda maior da temperatura. As condições das ondas de calor diminuirão durante os próximos 2-3 dias devido à queda gradual da temperatura em associação com a aproximação da perturbação ocidental, chuvas/trovoadas e vento soprando de sudoeste. do Mar Arábico ao noroeste da Índia”, afirmou.