Uma unidade de artilharia se move perto da fronteira norte de Israel com o Líbano em 8 de novembro de 2023 em Tel Aviv, Israel.
Amir Levy | Imagens Getty
O Hezbollah disse ter lançado foguetes e drones armados contra nove instalações militares israelenses em um ataque coordenado na quinta-feira, intensificando as hostilidades na fronteira sul do Líbano pelo segundo dia consecutivo.
Os ataques foram realizados em retaliação a um ataque israelense na terça-feira que matou um alto comandante de campo do Hezbollah. Uma fonte de segurança disse ao Líbano que este foi o maior ataque realizado pelo Hezbollah desde Outubro, quando o grupo começou a trocar tiros com Israel em paralelo com a guerra em Gaza.
O Hezbollah disse em comunicado que disparou rajadas de foguetes Katyusha e Falaq contra seis locais militares israelenses. A televisão Al-Manar relatou mais de 100 foguetes disparados de uma só vez.
O comunicado do Hezbollah afirma que também lançou drones de ataque contra o quartel-general do comando do norte de Israel, um quartel-general de inteligência e um quartel militar.
Uma fonte de segurança disse à Reuters que isso envolveu o disparo de pelo menos 30 drones de ataque de uma só vez, tornando-se o maior ataque de drones do grupo até o momento na guerra de oito meses.
O Hezbollah, apoiado pelo Irão, e Israel têm negociado tiros quase diários desde a eclosão da guerra em Gaza, em Outubro, mas nos últimos dois dias assistiu-se a um aumento acentuado após o ataque israelita que matou o comandante do Hezbollah.
Na quarta-feira, o Hezbollah disse ter realizado pelo menos oito ataques naquele dia em retaliação.
Sirenes de ataque aéreo soaram em cidades do norte de Israel na quinta-feira e autoridades israelenses disseram que cerca de 40 foguetes foram disparados do Líbano à tarde.
A emissora estatal Kan transmitiu imagens de inúmeras interceptações de foguetes no ar sobre cidades israelenses, inclusive em Safed, a cerca de 12 km (7,5 milhas) da fronteira.
Duas pessoas ficaram feridas por estilhaços, informou o serviço nacional de ambulâncias de Israel.
Os ataques israelenses mataram mais de 300 combatentes do Hezbollah no Líbano – mais do que o número perdido em 2006, quando os dois lados travaram uma grande guerra pela última vez, de acordo com uma contagem da Reuters. O número de civis mortos é de cerca de 80, diz a contagem.
Os ataques do Líbano mataram 18 soldados israelenses e 10 civis, diz Israel.
As trocas de tiros também deslocaram dezenas de milhares de pessoas em ambos os lados da fronteira.
“Diplomaticamente ou militarmente, a paz será devolvida ao nosso norte. Israel se defenderá. Não deve haver qualquer dúvida sobre isso. Esta (situação) não pode ser uma realidade sustentada”, disse o porta-voz do governo israelense, David Mencer.
Os líderes do Grupo dos Sete reunidos em Itália disseram num projecto de comunicado que estavam muito preocupados com a situação na fronteira Israel-Líbano.
banco pan cartão benefício
0800 banco pan
desbloquear cartão pan pelo whatsapp
valor da taxa de renovação de cnh manaus
quitação pan
empréstimo fgts com saldo de 100 reais
tem como antecipar o décimo terceiro no bradesco 2023
telefone do banco pan cartão
tem como antecipar o décimo terceiro no bradesco 2024
como funciona o consignado
ja foi liberado o empréstimo consignado do inss
margem siape 2023
inss rj telefone