Os traders trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York em 5 de março de 2024.
Brendan Mcdermid | Reuters
As ações fecharam em baixa na quinta-feira, pois Força de vendas registrou seu pior dia em cerca de duas décadas. Os comerciantes também aguardaram a divulgação dos principais dados da inflação nos EUA.
O Dow Jones Industrial Average caiu 330,06 pontos, ou 0,86%, para 38.111,48. O S&P 500 perdeu 0,6% para fechar em 5.235,48. O Composto Nasdaq caiu 1,08% para 16.737,08, ressaltando a fraqueza dos nomes de tecnologia.
A Salesforce despencou 19,7% depois de perder as expectativas de receita para o primeiro trimestre fiscal e fornecer uma perspectiva fraca, marcando sua pior sessão desde 2004. Inteligência artificial, querida Nvidia também caiu mais de 3%, alcançando sua primeira sessão negativa após seu relatório de lucros de grande sucesso na semana passada. Microsoft caiu mais de 3% em seu pior dia desde outubro.
Essas quedas afetaram os principais índices, dado o peso das empresas no mercado, mascarando a força em outros lugares. Por exemplo, embora o S&P 500 como um todo tenha sofrido uma queda, mais de 360 ações membros registaram ganhos. Enquanto isso, o setor focado em small caps Russel 2000 subiu 1%.
Os movimentos de quinta-feira ocorrem em meio a uma semana de negociações difícil e encurtada pelos feriados. O S&P 500 caiu cerca de 1,3%, enquanto o Nasdaq Composite caiu 1,1%, colocando ambos no caminho certo para obter sequências de vitórias de cinco semanas. O Dow Jones caiu mais de 2%, a caminho da segunda semana consecutiva de perdas.
“Neste ponto, estamos com aquela mentalidade de um passo à frente e um passo atrás”, disse Jason Heller, vice-presidente executivo da Coastal Wealth. Após os recentes máximos históricos, os traders estão “tirando alguns riscos da mesa”.
Um aumento no Tesouro de 10 anos o rendimento prejudicou o sentimento dos investidores esta semana. Rendimentos mais elevados podem ser uma má notícia para os investidores em ações, pois reduzem os múltiplos que os traders estão dispostos a pagar por ações e tornam mais atraentes investimentos mais seguros, como títulos do Tesouro e fundos do mercado monetário. Embora o rendimento tenha caído abaixo de 4,6% na quinta-feira, permaneceu acima do nível de 4,5%, o que é considerado problemático para as ações.
Apesar da semana difícil, os índices estão todos no caminho certo para encerrar o mês de negociações, que também termina com o fechamento de sexta-feira, em alta. O Nasdaq Composite e o S&P 500 saltaram quase 7% e 4%, respectivamente, em maio. O Dow subiu 0,8% no mês. Todos os três índices atingiram máximos recordes em maio.
Os investidores devem esperar uma instabilidade contínua no mercado, à medida que as questões giram em torno da saúde dos gastos dos consumidores e da trajetória das taxas de juros, disse Clark Bellin, diretor de investimentos da Bellwether Wealth. Ele comparou a ação recente do mercado a uma onda que chega antes de voltar.
“Ainda temos um bom entusiasmo criado no mercado – muito disso é investimento de impulso”, disse Bellin. “Mas o investimento momentum funciona até que isso não aconteça.”
Os comerciantes estão aguardando a divulgação na sexta-feira do relatório do índice de preços de despesas de consumo pessoal para abril, que é o medidor de inflação preferido do Federal Reserve. A inflação deverá chegar a 2,7% em abril, de acordo com a estimativa do Dow Jones, ainda acima do nível central. meta de 2% do banco.