O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, dá entrevista coletiva após reunião com sindicatos, em Torino, Itália, em 31 de março de 2022.
Máximo Pinça | Reuters
DETROIT – Desde que liderou uma fusão para criar Stellantis em 2021, o CEO Carlos Tavares esteve numa missão de redução de custos. Isso está começando a render dividendos para a empresa e os investidores.
Como a montadora transatlântica espera manter esse impulso em meio à incerteza em torno dos veículos totalmente elétricos e ao aumento da concorrência das montadoras chinesas deverá estar em foco esta semana, enquanto Tavares lidera o dia do investidor da montadora na quinta-feira.
Espera-se que Tavares e outros executivos abordem a concorrência chinesa, a disciplina de capital, os próximos produtos, as iniciativas de software e, potencialmente, mais reduções de custos, uma vez que a empresa pretende atingir metas financeiras ambiciosas até 2030.
Quando o Grupo PSA de Tavares se fundiu com a Fiat Chrysler em janeiro de 2021, a empresa recém-fundida decidiu reduzir os gastos em 5 mil milhões de euros, ou cerca de 5,4 mil milhões de dólares, anualmente. É uma meta que a empresa afirma que alcançará em 2024, um ano antes do previsto.
Mais recentemente, Tavares disse que a empresa-mãe de marcas como Ram e Jeep precisa de eliminar 40% dos seus custos para poder produzir e vender veículos eléctricos de forma lucrativa aos consumidores do mercado de massa, citando a necessidade de modelos acessíveis, apesar dos custos mais elevados de fabrico dos veículos. .
“Não estamos numa corrida para a transição para os VE, mas sim numa corrida para reduzir os custos dos VE”, disse Tavares no final de Maio, durante uma conferência de investidores em Bernstein.
Os cortes fazem parte do plano estratégico da Stellantis para aumentar os lucros e duplicar as receitas para 300 mil milhões de euros até 2030. O plano também inclui metas como alcançar um lucro operacional ajustado superior a 12% e um fluxo de caixa livre industrial superior a 20 mil milhões de euros.
As medidas de redução de custos incluíram a remodelação da cadeia de abastecimento e das operações da empresa, bem como reduções no número de funcionários.
Vários executivos da Stellantis descreveram os cortes na CNBC como difíceis, mas eficazes. Outros, que falaram sob condição de anonimato devido às potenciais repercussões, descreveram-nos como cansativos ao ponto do excesso.
Desde que a fusão foi acordada em dezembro de 2019, a Stellantis reduziu o número de funcionários em 15,5%, ou cerca de 47.500 funcionários, até 2023, de acordo com documentos públicos. Cortes adicionais de empregos este ano, envolvendo milhares de trabalhadores de fábricas nos EUA e na Itália, atraíram a ira dos sindicatos em ambos os países.
Enquanto isso, os bilhões associados em economias operacionais ajudaram a aumentar o lucro operacional ajustado da montadora em 31% de 2021 até o ano passado. Sua margem de lucro ajustada também aumentou, aumentando 0,4 ponto percentual durante esse período, para 12,8%.
O diretor de tecnologia da Stellantis, Ned Curic, disse que a empresa está operando com muito mais eficiência do que antes, incluindo “engenharia de sistema adequada” para garantir a otimização do design e da função de seus novos veículos.
Curic, que ingressou na empresa vindo de Amazonas em 2021, disse que as reduções no número de funcionários, incluindo a demissão de cerca de 400 engenheiros norte-americanos em março, ocorreram depois que a empresa concluiu muitos de seus sistemas para a próxima década.
“Estamos reduzindo o número de funcionários, mas na verdade não precisamos de tantos”, disse ele durante uma entrevista no mês passado, acrescentando que a empresa ainda emprega cerca de 50 mil engenheiros. “Para projetar os sistemas para o nosso roteiro de 10 anos, isso já está feito.”
Tavares, quando questionado no mês passado se seriam necessários cortes adicionais nos EUA, disse “veremos”. Ele disse que as autoridades “ainda têm trabalho a fazer” quando se trata de fazer com que os EVs sejam tão lucrativos quanto os veículos tradicionais com motor de combustão interna, ou ICE.
“Não há solução mágica aqui. Você precisa lançar 40% de custos adicionais porque a classe média nos EUA, tanto quanto a classe média da Europa, precisam comprar VEs ao preço dos ICEs”, disse ele durante uma entrevista à mídia. mesa redonda em maio. “Isso não é nenhuma surpresa. Você pode conferir meus comentários dos últimos cinco anos. Tenho administrado a mesma coisa há cinco anos.”
Expectativas de Wall Street
Os futuros esforços de redução de custos poderão fazer parte do dia de mercado de capitais da empresa na quinta-feira.
Os executivos irão delinear na quinta-feira os desenvolvimentos nas regiões e negócios da Stellantis, incluindo seu capital e disciplinas operacionais, de acordo com a CFO da Stellantis, Natalie Knight.
“Queremos ajudá-los a entender melhor como vemos a evolução da indústria, como estamos aproveitando tecnologia de destaque, nossa disciplina operacional líder e outras vantagens competitivas que nos distinguem ainda mais”, disse ela aos investidores em abril. “E como estamos construindo uma disciplina de capital poderosa e produtiva que nos ajuda a manter e maximizar retornos sustentáveis.”
Stellantis se recusou a divulgar quaisquer detalhes antes do evento, que acontecerá em sua sede na América do Norte em Auburn Hills, Michigan.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, posa durante apresentação no Salão Internacional do Automóvel de Nova York, em Manhattan, Nova York, em 5 de abril de 2023.
David Dee Delgado | Reuters
Wall Street estará à procura de executivos para abordar os crescentes níveis de inventário de veículos da empresa nos EUA, os próximos lançamentos de produtos e os planos para a China.
No início de maio, Cox Automotivo O fornecimento diário relatado de veículos nas marcas Jeep e Ram da Stellantis foi mais que o dobro da média da indústria de 76 dias.
Enquanto isso, a ameaça de veículos elétricos mais baratos fabricados na China permanece em segundo plano.
Tavares chamou as montadoras chinesas de seu “concorrente número 1” e disse que a empresa está adotando uma estratégia de “ativos leves”. Isso inclui planos para aumentar rapidamente as exportações de veículos do país através de uma joint venture controlada pela Stellantis com a Leapmotor da China.
“A reação do preço das ações ao [capital markets day] será provavelmente impulsionado pela forma como estas preocupações de curto prazo são abordadas. Não esperamos que quaisquer novas metas financeiras sejam anunciadas”, escreveu Patrick Hummel, analista do UBS, em nota aos investidores na quinta-feira.
Ações da Stellantis, GM e Ford
Hummel e outros analistas notaram uma divergência no desempenho das ações da Stellantis em comparação com o de Motores Gerais e Motor Ford.
As ações da Stellantis negociadas nos EUA caíram mais de 6% este ano e cerca de 30% em relação ao máximo histórico de mais de US$ 29,50 por ação em março. As ações da GM, por outro lado, subiram mais de 30% este ano, e as ações da Ford estão essencialmente estáveis.
O analista da RBC Capital Markets, Tom Narayan, observa que a Stellantis, que tem uma capitalização de mercado de cerca de 68 mil milhões de dólares, deverá devolver 7,7 mil milhões de euros aos acionistas em 2024 – 4,7 mil milhões de euros em dividendos e 3 mil milhões de euros em recompras.
O analista do Redburn Atlantis, Adrian Yanoshik, na semana passada, em uma nota, disse que as expectativas amplamente fracas aumentam o potencial para a Stellantis superar as expectativas.
– CNBC Michael Bloom contribuiu para este relatório.
banco pan cartão benefício
0800 banco pan
desbloquear cartão pan pelo whatsapp
valor da taxa de renovação de cnh manaus
quitação pan
empréstimo fgts com saldo de 100 reais
tem como antecipar o décimo terceiro no bradesco 2023
telefone do banco pan cartão
tem como antecipar o décimo terceiro no bradesco 2024
como funciona o consignado
ja foi liberado o empréstimo consignado do inss
margem siape 2023
inss rj telefone