Uma aeronave da Spirit Airlines passa por operações em preparação para decolagem no Aeroporto Internacional Austin-Bergstrom em Austin, Texas, em 12 de fevereiro de 2024.
Brandão Bell | Imagens Getty
Espírito Companhias Aéreas está eliminando as taxas de alteração e cancelamento, com efeito imediato, dias após o anúncio semelhante da Frontier, parte de uma revisão da estratégia de longo prazo das maiores operadoras de descontos do país.
Antes da nova regra, a Spirit costumava cobrar algo entre US$ 69 e US$ 119 por alterações e cancelamentos de passagens, dependendo da proximidade da partida em que o cliente fez a alteração.
“Esta nova política está entre as melhores do setor porque se aplica a todos e cada um dos hóspedes”, disse a Spirit em comunicado à CNBC. “Temos muitas outras melhorias em andamento e esperamos compartilhar mais em breve.”
As mudanças marcam uma mudança na abordagem de preços de longa data das companhias aéreas de baixo custo, que inclui tarifas básicas baixas para atrair clientes e taxas adicionais para atribuições antecipadas de assentos, água engarrafada e bagagem de mão. As receitas auxiliares ultrapassam rotineiramente os preços dos bilhetes dessas companhias aéreas.
“À medida que continuamos a ver a demanda e os ambientes competitivos se desenvolverem, sabemos que também devemos mudar com o tempo”, disse o diretor comercial da Spirit, Matt Klein, em uma teleconferência de resultados no início deste mês. “Continuaremos a testar novas estratégias de merchandising, que prevemos que mudarão a forma como pensamos sobre os componentes da geração total de receitas”.
Tanto a Spirit como a Frontier estão a tentar regressar à rentabilidade na sequência da pandemia de Covid-19, enquanto as grandes companhias aéreas que oferecem tarifas básicas para destinos domésticos e grandes redes internacionais registaram lucros.
A maioria dos rivais maiores, como Delta, americano, Alasca e Unido eliminou as taxas de alteração durante a pandemia, exceto para as passagens mais baratas e restritivas. Sudoeste Companhias Aéreas não cobra dos clientes taxa de alteração de voo.
Além de se livrar das taxas de alteração, Fronteira também anunciou na sexta-feira que começará a oferecer pacotes que incluem opções complementares, como embarque antecipado e bagagem despachada, que anteriormente ofereciam à la carte.
A Spirit também oferece pacotes com preços variados que incluem vantagens como malas despachadas.
O presidente Joe Biden e o Departamento de Transportes têm reprimido o que consideram “taxas indesejadas”. Como parte desse impulso, o DOT emitiu uma nova regra que exige que as companhias aéreas sejam antecipadas sobre taxas adicionais, como as aplicáveis à bagagem despachada ou de mão, o que foi posteriormente contestado por uma série de companhias aéreas.
A Spirit disse que o fim das taxas de cancelamento não estava vinculado às novas regras.
A administração Biden também emitiu recentemente uma nova regra exigindo que as companhias aéreas ofereçam reembolsos automáticos em dinheiro para cancelamentos, em vez de em resposta à solicitação de um cliente.