Miguel M. Santiago | Imagens Getty
O mercado de ações dos EUA está desmaiando. Mas há riscos que ameaçam acabar com a euforia.
Os três riscos “primários” são a política da Reserva Federal, uma recessão surpresa e resultados abaixo do esperado nos lucros das empresas, disse David Rosenberg, fundador e presidente da empresa de consultoria económica Rosenberg Research & Associates, na quarta-feira. Cúpula de Consultores Financeiros da CNBC.
O S&P 500 e com muita tecnologia Nasdaq fechou em máximos recordes na terça-feira. Os índices de ações dos EUA subiram cerca de 11% cada até agora em 2024, por volta das 15h00 horário do leste dos EUA na quarta-feira.
Grandes ameaças ao mercado de ações
Nvidiafabricante de chips de inteligência artificial, desempenhou um papel importante na elevação do mercado de ações, disseram analistas de mercado no FA Summit.
A empresa, um “garoto-propaganda da IA generativa em grande escala”, foi “a única responsável pela última etapa deste mercado altista”, disse Rosenberg. Aumentou 90% somente em 2024, por volta das 15h (horário do leste dos EUA) de quarta-feira.
A Nvidia é “certamente um garoto-propaganda” do sentimento do mercado de ações cada vez mais positivo, disse Brandon Yarckin, COO da Universa Investments, no FA Summit.
A Nvidia divulga resultados de lucros trimestrais após o fechamento do mercado na quarta-feira.
Resultados decepcionantes podem fazer o mercado de ações cair, disse Rosenberg. Seria semelhante ao que aconteceu em torno da febre pontocom em 2000, quando os resultados de lucros perdidos da Cisco acabaram com a mania tecnológica, acrescentou.
Além disso, os decisores políticos da Fed aumentaram as taxas de juro para o seu nível mais elevado em duas décadas para conter a inflação elevada. Não está claro quando o Fed poderá começar a reduzir os custos dos empréstimos; muitos analistas de mercado esperam que o façam pelo menos uma vez até ao final do ano.
As altas taxas de juros aumentaram os lucros que os investidores podem obter com dinheiro e fundos do mercado monetário, onde podem obter talvez um retorno de 5%, por exemplo, disse Rosenberg. Manter as taxas mais altas por mais tempo dá aos fundos do mercado monetário e monetário uma vantagem em relação às ações com base no risco-recompensa, disse ele.
Além disso, a economia dos EUA manteve-se forte num contexto de elevados custos de financiamento e à medida que a inflação caía gradualmente. Isso levou muitos analistas a prever que a economia está a caminho de uma “aterragem suave”.
Se ocorresse uma recessão que ninguém prevê, seria uma “grande surpresa” que ameaçaria o mercado de ações, disse Rosenberg.
Surpresa e incerteza – tanto económica como geopolítica – são duas coisas que os investidores mais odeiam, disse Carla Harris, consultora sénior de clientes do Morgan Stanley, na FA Summit.
No entanto, os investidores de longo prazo devem resistir à tentação de abandonar o navio se e quando o mercado oscilar, dizem os especialistas.
Os investidores mais ricos e bem-sucedidos “permanecem nos mercados por mais tempo”, disse Raj Dhanda, sócio e chefe global de gestão de patrimônio da Ares Management Corporation.