Os cidadãos acompanham as notícias depois que um helicóptero do comboio do presidente iraniano Raisi supostamente caiu, em Teerã, Irã, em 19 de maio de 2024.
Fatemeh Bahrami | Anadolú | Imagens Getty
Um helicóptero com Presidente iraniano, Ebrahim RaisiA bordo sofreu um “pouso forçado” no domingo, informou a mídia estatal, com as condições climáticas complicando os esforços de resgate.
A condição de Raisi não estava clara, de acordo com a imprensa estatal, que também transmitiu orações por sua segurança. No final da tarde de domingo, o vice-presidente do Irão, Mohsen Mansouri, informou que duas pessoas do voo de helicóptero fizeram contacto com a equipa de resgate. Não se sabia se Raisi era um desses dois passageiros.
Quando a busca começou, a mídia estatal iraniana informou que o local da queda do helicóptero havia sido identificado.
O comandante do Exército do Leste do Azerbaijão disse que um sinal do helicóptero e de um celular pertencente a um dos tripulantes no local do acidente foi recebido “minutos atrás”.
“Neste momento partimos com todas as forças militares para a zona em questão e espero dar boas notícias à população”, disse o comandante.
Um mapa do Irã mostrando a localização aproximada da queda de um helicóptero que transportava o presidente Raisi é visto durante um noticiário da BBC em 19 de maio de 2024.
Assessoria de Imprensa do Líder Iraniano | Anadolú | Imagens Getty
Pelo menos 40 equipes de resgate, incluindo drones e cães de busca,A foram mobilizados, mas o clima severo e a forte neblina na área estavam dificultando seu acesso ao local, disse a mídia estatal.
Oito ambulâncias foram enviadas ao local do acidente e a neblina impedia o resgate aéreo, acrescentou.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, também viajava no helicóptero, junto com o governador do Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, e a equipe de segurança de Raisi, disse. A TV estatal IRIB disse que o helicóptero pertencia ao Crescente Vermelho Iraniano, que o ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, disse fazer parte de um comboio maior. A condição deles também era desconhecida.
“Vários grupos de resgate estão se deslocando em direção ao local, mas devido ao nevoeiro e ao mau tempo, pode levar algum tempo para chegar à área”, disse Vahidi em comentários transmitidos pela mídia estatal.
Helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi deixa o local quando um dos helicópteros de seu comboio caiu após a inauguração de uma barragem na fronteira junto com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, no distrito de Jabrayil, no Azerbaijão, em 19 de maio de 2024.
Notícias da República Islâmica | Anadolú | Imagens Getty
As autoridades regressavam da fronteira com o país do Azerbaijão – no noroeste do Irão, a cerca de 600 quilómetros da capital Teerão – onde Raisi inaugurava uma barragem no rio Aras com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. Inicialmente, os relatórios colocaram o incidente perto da cidade de Jolfa, mas depois disseram que foi mais a leste, perto da aldeia de Uzi. Os detalhes permanecem contraditórios.
“O Azerbaijão está pronto para oferecer qualquer assistência necessária”, disse Aliyev num comunicado. postar no X. “Ficámos profundamente preocupados com a notícia de um helicóptero que transportava a principal delegação ter aterrado no Irão.”
A mídia estatal mostrou equipes de resgate do Crescente Vermelho se movendo em meio a uma neblina densa com apenas alguns metros de visibilidade, e disse que se acredita que o helicóptero tenha caído em uma floresta rural.
Sem clareza sobre a condição de Raisi, iranianos preocupados começaram a fazer orações, com dezenas de pessoas reunindo-se na cidade de Qom, uma cidade sagrada para os muçulmanos xiitas, mostrou a mídia estatal. A página de Raisi no Instagram também postou uma história pedindo às pessoas que orassem por ele.
Equipes médicas e de resgate da cidade iraniana de Verzegan chegam ao local do acidente depois que um dos helicópteros do comboio do presidente iraniano Raisi caiu após a inauguração de uma barragem na fronteira junto com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, no distrito de Jabrayil, no Azerbaijão, em 19 de maio de 2024 .A
Azin Haghighi | Anadolú | Imagens Getty
Embora Raisi seja o presidente eleito e lidere o governo, ele ainda responde ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que atua como chefe de estado.
No caso da morte de Raisi, o primeiro vice-presidente do Irão, Mohammad Mokhber, será o próximo na fila para a presidência depois de receber um aceno de Khamenei. Um novo presidente deverá então ser eleito em 50 dias.
A barragem de Qiz Qalasi é a terceira barragem construída em conjunto pelo Irão e pelo vizinho Azerbaijão e demorou quase duas décadas a ser concluída, segundo a imprensa estatal.
Embora o Irão opere uma série de helicópteros, as sanções internacionais tornaram difícil para Teerão obter as peças necessárias para eles. A maioria dos helicópteros operados pelos militares data de antes da Revolução Islâmica de 1979.
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, observa durante uma coletiva de imprensa encerrando sua aparição na Assembleia Geral das Nações Unidas, na cidade de Nova York, EUA, em 20 de setembro de 2023.
Shannon Stapleton | Reuters
O próprio Raisi, de 63 anos, está sob sanções dos EUA devido ao seu envolvimento na execução em massa de milhares de prisioneiros políticos em 1988, no final da sangrenta guerra Irão-Iraque.
Foi reeleito em 2021, durante uma eleição que teve a menor participação na história da República Islâmica. Linha dura, Raisi liderou anteriormente o judiciário do país e é visto como um protegido de Khamenei e um provável candidato ao trono.
A morte de Mahsa Amini sob custódia policial há dois anos desencadeou uma onda de protestos em todo o país que se transformou no maior desafio ao regime teocrático desde a sua fundação em 1979. O governo prendeu manifestantes numa repressão violenta que matou centenas de pessoas.
Em um entrevista com a NBC NewsNo ano passado, Raisi defendeu a resposta do governo, alertando que aqueles que tentassem semear a instabilidade na República Islâmica pagariam um “grande custo”.
Sob Raisi, o Irão enriquece agora urânio a níveis quase equivalentes a armas e dificulta as inspecções internacionais. O Irão armou a Rússia na sua guerra contra a Ucrânia, bem como lançou um ataque massivo com drones e mísseis contra Israel no meio da sua guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza. Também continuou a armar grupos por procuração no Médio Oriente, incluindo os rebeldes Houthi do Iémen e o Hezbollah do Líbano.
Esta é uma história em desenvolvimento. Volte para atualizações.
A Associated Press contribuiu.